terça-feira, 9 de setembro de 2008

Série C

Pensando em concursos como o (maldito) último, e deixando a bola quicando para piadas com determinado lotequeiro, segue um relato (sugado do TORERO) do estado das coisas em nossa terceira divisão.

Só 16 sobreviventes na Série C

No grupo 17 passaram o Rio Branco (AC) e houve um empate triplo no segundo lugar: Luverdense (MT), Holanda (AM) e Remo ficaram com seis pontos. O Luverdense, que na última rodada empatou com o Holanda em 2 a 2, em Manaus, ficou com a vaga. Bastava um empate ao Remo, mas ele perdeu por 3 a 0 para o Rio Branco. Por conta disso, em 2009 o time paraense não estará nem na Série C.

No grupo 18, o Paysandu já estava classificado e o Picos (PI) já estava fora da luta. A partida decisiva foi entre o Águia de Marabá e o Sampaio Correa, em Marabá. O empate em 1 a 1 levou o Águia para a terceira fase.

No grupo 19, o jovem Salgueiro já tinha garantido sua vaga e o Santa Cruz, a maior decepção do campeonato, já estava desclassificado. O duelo fatal foi entre Campinense (um time com boa torcida feminina) e o Icasa. O time de Juazeiro do Norte começou jogando atrás, pois só precisava do empate. Mas teve um jogador expulso no fim do primeiro tempo e isso atrapalhou seus planos. Na etapa final, logo aos 4’, o Campinense marcou o primeiro gol. E, aos 42’, fechou o placar. O consolo do Icasa é que ele é um dos quatro times que permanece na Série C no ano que vem.

No grupo 20, o jogo de morte foi entre o ASA, de Arapiraca, e o Itabuna. Quem vencesse iria para a próxima fase. Obviamente esperava-se por um jogo difícil, mas o ASA goleou por 5 a 0, com dois gols de Nilson Sergipano. Logo no primeiro minuto de jogo o time alagoano abriu o placar. E ampliou aos 15’ e aos 18’. Depois foi só explorar o contra-ataque e marcar mais dois no segundo tempo. O outro classificado no grupo é o Confiança, de Aracaju.

No grupo 21 ficou o melhor time do campeonato até aqui, o Atlético (GO). Foram cinco vitórias em seis jogos. A única derrota foi para o segundo colocado, o Mixto, de Cuiabá. O Itumbiara precisava vencer seu último jogo para se classificar, mas seu oponente era o Atlético, em Goiânia. Resultado: uma derrota por 7 a 1.

No 22, Guaratinguetá e Duque de Caxias já estavam classificados. O mesmo aconteceu com Ituiutaba e Guarani no grupo 23.

E, no último grupo, Marcílio Dias e Brasil, de Pelotas, ficaram com a vaga. O Caxias, que já foi campeão gaúcho, ficou em terceiro lugar. Como consolo, já tem lugar assegurado na Série C em 2009.

Agora sobraram apenas 16 dos 63 clubes que começaram o campeonato. Os estados com mais representantes são Mato Grosso, Pará e São Paulo, com dois times cada um. Os grupos ficaram assim:

Grupo 25
Rio Branco-AC
Luverdense-MT
Águia-PA
Paysandu-PA

Grupo 26
Salgueiro-PE
Campinense-PB
ASA-AL
Confiança-SE

Grupo 27
Atlético-GO
Guaratinguetá
Mixto-MT
Duque de Caxias-RJ

Grupo 28
Ituiutaba-MG
Guarani
Marcílio Dias-SC
Brasil de Pelotas-RS