segunda-feira, 18 de abril de 2011

CHAMPIONS NEWS: "EL CLASICO" - A HISTÓRIA E OS NÚMEROS DO CONFRONTO.



A rivalidade transcende os campos futebolísticos. Enquanto o Real Madrid CF representava a realeza e o poder centralizador de Madrid, o FC Barcelona representava a cultura, o povo catalão e o seu desejo de autodeterminação. Diferente da maioria dos países onde os principais clássicos envolvem clubes da mesma cidade, a rivalidade deste clássico envolve filosofias de entendimento políticas distintas e contrárias, e talvez por isto, seja provavelmente o embate de maior rivalidade da Europa. Ambos os clubes se odeiam mais do que aos seus rivais locais – os cafés-pequenos Atlético de Madrid e Espanyol.

Segundo os historiadores de plantão, o ditador Francisco Franco tolerava as manifestações pró-Catalunha nas partidas do Barcelona, onde costuma ser cantado o hino da Catalunha e desfraldadas diversas bandeiras catalãs, pois seria mais fácil controlar os manifestantes reunidos em um estádio de futebol do que espalhados pelas ruas.

As animosidades, entretanto, só se incendiaram após Alfredo di Stéfano, contratado em 1953 pelo Barcelona, assinar polemicamente com o Real, em decadência, que logo teria anos de ouro e conquistas com o TRAÍRA ARGENTINO (com o perdão do pleonasmo).

A primeira partida entre FC Barcelona e Real Madrid CF, foi disputada no dia 13 de Maio de 1902 nas semi-finais da antiga Copa de la Coronación, precedente da atual Copa do Rei e teve a vitória do Barcelona por 3 a 1.

Veja alguns dados e números da história do grande clássico:

Luis Enrique, dos jogadores que passaram pelos dois clubes, foi quem mais jogou clássicos, com 22 partidas, sendo treze com a camisa do Barcelona e nove com a do Real Madrid. Ao todo, 33 futebolistas jogaram nos rivais, sendo vinte e dois deles após a "traição" de Di Stéfano. Destes 22, onze em transferências diretas.

Na época de ouro do Real Madrid CF, na temporada 1962/1963, os merengues aplicaram 5 a 1 no Barça em pleno Camp Nou.

Na temporada 1973/1974, o FC Barcelona conquistou a maior goleada no Estádio Santiago Bernabéu, por 5 a 0, com uma atuação estupenda do holandês Johan Cruijff. Este placar foi recentemente igualado no 1º turno do certame 2010/2011.

Em 2003 o Real Madrid CF quebrou o jejum de vinte anos sem vitórias no Camp Nou.

Em 2004/2005,o brasileiro Ronaldinho Gaúcho arrebentou com o Real e foi aplaudido de pé no Santiago Bernabéu, após o 3 a 0 que o Barcelona aplica no time merengue.

Em 2008/2009, o FC Barcelona consegue um resultado historico ao vencer o Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu pelo placar de 6 a 2.

No retrospecto (incluído o último jogo de sábado), foram 242 jogos. A vantagem é merengue. São 97 vitórias do Real Madrid, 53 empates e 92 vitórias do Barcelona.

2 comentários:

E10 disse...

Pois então, vou de REAL. Cansei da babaquice do politicamente correto. Viva DQ 11, Viva a Monarquia, Viva o poder concentrado.

Seu Zezo, eita mundo chato do caralho disse...

Eu quero que os dois morram... Estou MUITO cansado deste mundo cada vez mais chato. O politicamente correto é uma bosta. Vida longa ao Désposta esclarecido DQ 11!