terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

CHAMPIONS NEWS RESPONDE: MAN. U x LEEDS.

Recebemos recente missiva de D5, que ávido por informação, nos pede mais detalhes sobre a rivalidade e o uso da expressão “Man U” pelas torcidas adversárias do Manchester.

Caro D5, o negócio é o seguinte:

Nossos perdigueiros na terra da Rainha informam que o termo “Man U” teria sua origem nos anos 50, na época dos “Busby Babes”, o jovem time comandado por Matt Busby que sucumbiu na Tragédia de Munique (1958). O recomeço da equipe nos anos seguintes, fez esquecer-se de muitos dos dizeres e cânticos de então.

O seu uso pelas torcidas adversárias, especialmente a torcida do LEEDS, a chamada “Service Crew”, tem sido costumeiramente utilizado para espezinhar algo tão dramático na história dos Red Devils e na história do futebol inglês.

O ódio mortal entre as duas equipes está ligado essencialmente ao hooliganismo dos anos 70, e o crescimento das facções organizadas no Reino Unido. Os arranca-rabos muitas das vezes sequer tem uma explicação clara. Recente artigo do GUARDIAN trata da rivalidade entre as duas equipes, e menciona que em 1994, quando morreu o ídolo Matt Bubsy, apenas em um estádio inglês não se respeitou o minuto de silêncio. Foi em Ewwod Park, a casa dos Leeds, onde ao invés de Bubsy, lembraram o nome de DON REVIE, ex-jogador e técnico dos “Whites”, morto em 89.



Um dos hits entre a Service Crew, é o cântico que não deixa ninguém sentado no estádio:


Anti-Man Utd chant


Stand up, if you hate Man U,
Stand up, if you hate Man U,
Stand up, if you hate Man U,
Stand up, if you hate Man U,

No entanto, tudo não passa de chumbo trocado. Entre a torcida “Red Army”, do Manchester, os torcedores do Leeds são chamados de SCUM, ou “escória”. Não passa em branco a morte de torcedores do Leeds em confronto em 2000 contra os não menos belicosos torcedores turcos do Galatassaray, na Copa UEFA.

Os antropólogos de plantão elucubram que a pendenga tem origens históricas, na distante Guerra das Rosas, entre as Casas de York (rosa branca) e de Lancaster (rosa vermelha), entre 1455 e 1485. Alegam que as duas regiões se odeiam desde então, o que passou para as arquibancadas. Mas o perrengue já tem mais de 500 anos. Nego nem sabe de mané guerra nenhuma. Aí já é viajar na maionese, né?

No ano passado, tivemos o último capítulo desta rivalidade. Pela Copa da Inglaterra (aquele que é tido e havido como o torneio de futebol mais antigo do mundo) os “Whites”, então na terceira divisão inglesa, surpreenderam e eliminaram o todo poderoso rival em pleno Old Trafford. Pode-se imaginar a euforia da torcida.

Para saber mais:



Nenhum comentário: