quarta-feira, 30 de março de 2011

CHAMPIONS NEWS - CHELSEA: OS PENSIONISTAS DE FULHAM. parte final



Nosso colaborador da sucursal Água Verde, um verdadeiro “expert” em Chelsea, nos envia mais informações sobre os Blues:



O ESCUDO – Desde a fundação, o Chelsea teve 4 escudos. O primeiro tinha uma imagem de um velhinho pensionista (por isso o apelido “The Pensioners” - mantido por quase 50 anos). Em 1953 surgiu um emblema temporário, com as iniciais CFC. No mesmo ano foi desenhado um leão olhando para trás e segurando uma bengala, baseado nos elementos do escudo das armas do Distrito Metropolitano de Chelsea. Em 1986 o escudo continha um leão mais natural, em amarelo (e não azul), apoiado na sigla CFC. Foi o bilionário russo Abramovich quem decidiu "resgatar" o escudo implantado na década de 50, em vigor desde 2005, com o Leão segurando a bengala. Ou seja, foi-se o pensionista, mas a bengala ficou.


O ÍDOLO - Ninguém usa a "Camisa 25 " no Chelsea. Ela foi aposentada em homenagem ao italiano Gianfranco "Magic Box" Zola, que defendeu os Blues de 1996 a 2003. Cada um tem o ídolo que merece. Grandsbosta esse Zola, não jogava nada...


A TORCIDA - A base de torcedores do clube vem das classes trabalhadoras no oeste de Londres, apesar de ter uma das bilheterias mais caras da Premier League. Em particular, durantes os anos de 1970 e 1980, os torcedores do Chelsea foram amplamente associados como vândalos. Os Chelsea Shed Boys, agora conhecido como Chelsea Headhunters, ficaram nacionalmente conhecidos pela violência contra grupos de torcedores de outras equipes como os Inter City Firm, do West Ham United e dos Bushwackers, do Millwall, antes e depois dos jogos. Os torcedores do Chelsea foram acusados de terem ligações com grupos neonazistas como o Combat 18 e outras organizações de extrema-direita ou racistas como a British National Party. É tudo gente fina da melhor qualidade. Chelsea x Manchester é o duelo inglês pela Champions League. E aí? Quem passa?

Nenhum comentário: