segunda-feira, 21 de março de 2011

CHAMPIONS NEWS: TOTTENHAM QUER CANTAR DE GALO NA FESTA DOS GRANDES.

Segue o baile. Desta feita o Raio X dos clubes trata de uma das mais tradicionais equipes da Inglaterra, e que faz boa campanha na Champions League deste ano. O Tottenham Hotspur Football Club, do norte de Londres, foi fundado em 1882, originário de um clube de cricket e se chamava apenas Hotspur FC. Em 1884 o clube passou a se chamar Tottenham Hotspur Football and Athletic Club, até a denominação atual. O clube também é popularmente conhecido como SPURS (espora), já que o símbolo e o mascote do clube é um galo.

Seu estádio é o lendário White Hart Lane, que existe desde 1889. Após os esforços de modernização teve sua capacidade reduzida para 36.240 espectadores, com média de público de 35.000 almas.

Os torcedores do Tottenham têm rivalidade mais acirrada com o Arsenal, com quem fazem o clássico North London Derby. Menor é a rivalidade com Chelsea e o West Ham United.

O clube tem uma forte influência e fãs da comunidade judaica (seu atual presidente é, inclusive, o endinheirado judeu Daniel Levy). Normalmente se vê faixas e bandeiras contendo a Estrela de Davi entre a torcida. O que não raro provoca ofensas anti-semitas contra os torcedores. Os Spurs se uniram contra isto e apelidaram a si mesmos como “Yids”, desenvolvendo cantos e uma torcida com o nome.


Muito se discutiu sobre a recente polêmica envolvendo a destinação do novo Estádio Olímpico de Stratford, após as Olimpíadas de Londres 2012, que estava sendo cobiçado por Tottenham e West Ham. Grande parte da torcida dos Spurs, no entanto, se manifestou contrária a deixar o agradável White Hart Lane. Argumentavam que não há nada de errado com o centenário e acolhedor estádio, e a mudança descaracterizaria as tradições dos Spurs. Tanto que criaram o movimento “We are N17", cujo lema era "Diga não a Stratford Hotspur". (N17 é a área onde se localiza o Tottenham e de onde os torcedores não admitem sair). Vale lembrar, o novo Estádio Olímpico ficaria a 19 quilômetros da casa atual. Segundo Tim Framp, líder do movimento dos torcedores que se recusam a sair do norte de Londres: "Os torcedores não se preocupam com o dinheiro. Se quiséssemos apoiar um clube rico, torceríamos pelo Manchester United ou Chelsea. Queremos a nossa história".

Humpf...Eis um judeu que não se preocupa com DINHEIRO...conta outra...

Há alguns dias, finalmente se resolveu esta pendenga. Definiu-se que o West Ham vai ficar com o novo estádio, para alegria geral.

No cartel dos Hotspurs, são 2 títulos da Copa da Uefa (1971/72, 1984/84), 2 títulos do campeonato inglês (1950/51, 1960/61), e 8 Copas da Inglaterra. Na equipe atual, os destaques são instável goleiro Gomes, o holandês Van der Vaar, o zagueiro Dawson, o grandalhão Peter Crouch, o lépido Aron Lennon, e o galês Gareth Bale. É a força da espora do galinho inglês correndo por fora. Pegam agora o Real Madrid. Será que dá pra passar?

Nenhum comentário: