quarta-feira, 16 de março de 2011

CHAMPIONS NEWS: OLYMPIQUE - OS MUTRETEIROS DE MARSELHA


Muito bem. Agora, CN! Vai pedir licença e deixar de falar de futebol, para tratar de outro assunto: futebol francês.

Sim, a vítima de hoje é o Olympique Marseille. Então vamos direto ao assunto. Ou como diz o lema do clube, “Droit au But”, estampado no escudo, vamos "Direto ao gol".

O Marseille, ou “OM” é detentor da maior glória entre os clubes franceses, a Liga dos Campeões da UEFA da temporada 1992-93, contra o Milan-It. 1 a 0 para os franceses, gol de Basile Boli. O Olympique contava com jogadores como Fabien Barthez (sósia de Felipo Nichetti), Marcel Desailly, Rudi Völler, Abedi Pelé, e o capitão Didier Deschamps. Mas na temporada seguinte o Marseille foi impedido de participar da Liga dos Campeões devido a altas MURACUTAIAS na Ligue 1.

O cambalacho foi denunciado por jogadores do Valenciennes, Jacques Glassmann, Jorge Burruchaga e Christophe Robert, que afirmaram ter sido contactados pelo Presidente do Olympique para facilitar a vitória do clube de Marselha. A famosa “GAVETA”. E ainda, deveriam tirar o pezinho para não machucarem nenhum jogador do “OM” ás vésperas da final da Liga dos Campeões. Mas que turminha de mutreteiros, heim?

Apesar de ter sido campeão da Liga dos Campeões, o clube foi ainda acusado de corrupção financeira, que o rebaixou à Ligue 2 para a temporada 1994-95, mesmo sendo campeão francês em 1992-93 e vice em 1993-94. Os dois títulos conquistados na temporada 1992-93 a Liga dos Campeões 1992-93 e a Ligue 1 1992-93 foram colocados sub-júdice, porém agora são definitivamente do clube. Mas essa decisão lhe custou a disputa da final do Mundial Interclubes daquele ano, onde foram substituídos pelo vice-campeão europeu Milan, que aliás perdeu para o SÃO PAULO.

Desde então a equipe AZUL CALCINHA de Marselha veio tentando recuperar seu prestígio internacional, sem sucesso. Em 99 perdeu a Copa UEFA para o Parma. Em 2004, perdeu novamente a Copa da UEFA para o Valência.

Na Ligue 1, é a segunda equipe com mais títulos (9), atrás apenas do Saint-Étienne.

O clube foi fundado em 1892, e utilizou o Stade de l'Huveaune, que tinha capacidade para 15.000 pessoas, de 1904 a 1937. Foi quando demoliram aquela porcaria e fizeram o atual estádio, Stade Vélodrome, com capacidade de 60.031 lugares, que foi inaugurado dia 13 de junho de 1937 e é um dos maiores estádios da França.

Foi lá que na Copa do Mundo de 1998, tivemos a semi-final entre Brasil e Holanda, que terminou em 1 a 1 com vitória brasileira na disputa de pênaltis. Na oportunidade, diz a lenda que certo lotequeiro assegurou a vitória brasileira deixando o zicado recinto onde se encontrava, para assistir as penalidades numa TV de 5 polegadas preto-e-branco na portaria do prédio.
Só temos mais uma coisa a dizer do eliminado azul calcinha francês: “ÔRRÊVUÁ”!

Nenhum comentário: