segunda-feira, 2 de maio de 2011

CHAMPIONS NEWS: Barça x Real - MOMENTO PVC:


"Hasta el final, vamos Real!" é um dos gritos mais escutados no Santiago Bernabéu nos jogos do Real Madrid. É um clube que se orgulha de seu espírito guerreira, da máxima de lutar até o fim, de não desistir nunca e conseguir as "remontadas históricas". Para ir à final da Champions, no entanto, o clube vai precisar de uma remontada também inédita.

Nunca, em fases decisivas do torneio interclubes mais importante do mundo, um time perdeu a ida em casa por dois gols de diferença e conseguiu buscar a classificação fora. Até hoje, só dois times conseguiram avançar após derrotas (mínimas) em casa: a Inter contra o Bayern, nesta mesma temporada, e o Ajax contra o Panathinaikos, nas semifinais de 1996.

Pior do que saber esse histórico europeu é ver o retrospecto do Real Madrid em jogos no Camp Nou. O estádio foi inaugurado em 1957 e, desde então, somente uma vez o Real ganhou do Barcelona por três ou mais gols de diferença: em 1963, por 5 a 1, em um jogo da liga espanhola.

Antes da fundação do Camp Nou, ainda no antigo estádio de Les Corts, o Real chegou a golear por 4 a 1, em 1930, e 3 a 0, em 1935. Em 1942, ganhou por 2 a 0, placar que levaria a semifinal da Champions para a prorrogação.

O primeiro clássico no Camp Nou, em 1958, teve outra vitória de 2 a 0 do Real, que repetiria esse resultado em 1980. Em 1960, vitória por 5 a 3 e, em 1963, a tal goleada por 5 a 1. Todos estes, jogos válidos pela liga. Já pela Copa do Rei, o Real conseguiu uma única vez vencer o Barcelona por um placar que lhe interessaria para terça: 3 a 1, em 1962.

O fato curioso é animador para os madridistas, no entanto. Das dez ocasiões em que voltaram de Barcelona com vitórias por pelo menos dois gols, duas delas ocorreram nas únicas duas vezes em que os rivais se enfrentaram por semifinais de Champions League (ou a antiga Copa dos Campeões da Europa).

Em 1960, o Real venceu por 3 a 1 no Camp Nou, vitória que, somada a outro 3 a 1 no Bernabéu, rendeu vaga na decisão e posterior título. Em 2002, o Real venceu a ida das semifinais por 2 a 0 no Camp Nou, carimbando depois a vaga com um empate por 1 a 1 no Bernabéu - na final, conquistaria a Europa pela nona e última vez.

Ou seja, em dois duelos de semifinais de Champions, dois resultados vitoriosos no Camp Nou. Por isso, o site oficial do Real Madrid passou o dia celebrando, em sua capa, a partida de 2002, que acabou com gols de Zidane e McManaman.

Nas cinco vezes em que perdeu em casa o jogo de ida de qualquer competição da Uefa, o Real só conseguiu a classificação na volta, fora, uma vez. Já o Barcelona ganhou fora de casa 32 vezes em competições da Uefa, desperdiçando a vantagem e sendo eliminado na volta no Camp Nou em somente duas ocasiões.

Nenhum comentário: