quarta-feira, 11 de maio de 2011

CHAMPIONS NEWS: A ORIGEM DOS CULÉS

Lotequeiro que prefere não se identificar nos pergunta a origem do termo CULÉS para os torcedores do Barcelona F.C.

De fato, a torcida do Barça é muito conhecida na Espanha como os "culés" (bundas). O atento leitor já deve ter visto durante jogos na Espanha, em mãos madrilenhas, cachecóis com a expressão “anticulé”.



Mas duvido que você saiba a origem histórica do apelido.

Nossos alfarrábios registram que nos idos de 1910, o Barcelona deu um grande salto, tanto esportivo como social. Conquistou 2 ligas espanholas e 3 copas dos Pirineus. Essas conquistas fizeram disparar o numero de sócios, que de poucas centenas, chegou a mais de 3.000 associados, numero significativo para a época.

Naquele tempo, o Barcelona passou a jogar em um diminuto campo que não suportava o grande numero de torcedores (o Carrer Indústria, um estádio com capacidade para 8.000 lugares). O público que lotava o estádio renderia o apelido, que derivaria da expressão cul, palavrão catalão de óbvia tradução.



Quando havia um jogo importante, o campo ficava abarrotado, com muita gente sentada em cima dos muros. A imagem que se tinha da rua, era de um festival de bundas expostas. O mar de cofrinhos enfileirados inspirou a pejorativa alcunha de CULÉS aos torcedores do Barcelona, apelido utilizado até hoje. A foto acima, dos torcedores no antigo estádio, é auto-explicativa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caraca, isso é MUITO KULLESS!! Agora falta a explicação para o verdadeiro KULLESS, o KULLESS!!